Categories Dicas

Home Office e soluções que te ajudam a trabalhar de casa

O Mundo da Internet

O evento mundial da pandemia do coronavírus ocasionou uma grande transformação nos nossos hábitos e rotinas. A obrigatoriedade da quarentena nos forçou a mudar os nossos costumes rapidamente. Houve uma aceleração nos processos de trabalhar e estudar em casa, aumento significativo na entrega de refeições a domicílio e no comércio eletrônico, trocamos o cinema pelo Netflix e os shows pelas “lives’.

Reuniões profissionais estão sendo realizadas por aplicativos como Skype e Zoom, evitando riscos de contaminação, perda de tempo, custos com locomoção, viagens e estadias. Até o relacionamento com familiares e amigos são feitos pelas redes sociais.

Apesar destas mudanças terem sido realizadas rapidamente, sem um projeto mais elaborado, elas estão funcionando. E muito bem.

Mudanças que vieram para ficar.

A Eficiência da Internet

Para que este novo ambiente funcione satisfatoriamente, precisamos de uma internet eficiente. Esta eficiência depende da qualidade dos serviços prestados pela operadora escolhida, do pacote adquirido, do modem e do roteador Wi-Fi. Em muitos casos o modem e o roteador são fornecidos pela própria operadora, em um único equipamento, pois já fazem parte do pacote.

O modem é o responsável por disponibilizar a internet através de cabo. Cabe ao roteador Wi-Fi distribuir a internet sem fio, utilizada no celular, tablet ou notebook.

O problema destes equipamentos é que são limitados na abrangência e na capacidade. Degradam a velocidade da internet mesmo em pequenos ambientes. Hoje você pode contratar, com preços acessíveis, 130, 150 ou 200 MB mas a maioria dos equipamentos Wi-Fi são limitados a 70 MB.

Se você precisa ter um sinal de qualidade e velocidade, em ambientes com paredes, divisórias e pisos (andares diferentes) e não quer ou não pode passar cabos, a solução está no uso dos modernos roteadores Wi-Fi Mesh.

Roteadores Wifi-Mesh

O que são roteadores Wi-Fi Mesh?

São roteadores de alta velocidade que se comunicam entre si através de uma frequência própria, muito poderosa (podem atravessar paredes e vidros), diferente da frequência do Wi-Fi, formando uma rede Mesh.

São de fácil instalação e não precisam de cabo, somente o primeiro é ligado ao modem da operadora. Os demais só necessitam de energia elétrica.

Você pode instalar vários roteadores que, conversando entre si, distribuem o sinal da internet em diversos ambientes da casa ou do escritório, sem perda de qualidade ou velocidade, aumentando significativamente a cobertura do Wi-Fi.

O sistema Wi-Fi Mesh escolhe o caminho mais rápido para as conexões entre eles e mantém a rede funcionando na maior velocidade disponível.

Testemunho

Eu vivia com problemas na internet. Experimentei diversos modelos de modem e não encontrava a solução adequada. Cheguei a pensar que o problema estava na operadora.

Quando descobri os roteadores Wi-Fi Mesh, estava disposto a colocar mais dois roteadores na minha casa e passar cabos para interliga-los. Com a compra dos equipamentos e a mão de obra para passar os cabos (talvez até quebrar paredes) o custo seria enorme.

Apenas com o valor que gastaria na compra dos dois equipamentos necessários, comprei três unidades de Wi-Fi Mesh, colocando um em cada nível da minha casa (sobrado com 3 níveis).

O resultado foi incrível.

Hoje tenho internet com qualidade e velocidade em todos os ambientes da casa, inclusive no jardim.  Acabou o processo de desligar e ligar o modem por travamento e não tive mais problemas com a operadora.

Na minha casa moramos em cinco (eu, minha esposa e três filhos). Todos com celular, tablet e computador, muitas vezes sendo utilizados simultaneamente.

Uma ótima solução com um pequeno investimento.

Escrito por:

Luiz Eduardo Carvalho é empresário, leitor assíduo (1 a 2 livros por semana) e músico amador (muito amador).

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também