Categories Dicas

Dicas para manter a Postura Correta no Computador

Devido a pandemia do COVID-19, a maioria dos trabalhadores migraram para o famoso “home office”. Essa foi a solução encontrada por muitas empresas e profissionais liberais para dar continuidade aos negócios, pensando na segurança e bem estar de todos.  

Em casa, temos a tendência de ficarmos mais relaxados, tanto em relação ao visual quanto à postura. Por isso, é importante acordar com tempo de tomar café da manhã, vestir uma roupa adequada, e aquecer seu corpo para um dia de trabalho, assim como na Ginástica Laboral. Nada de pular da cama e ir para o “escritório”, heim?

Pensando na questão ergonômica, sua cadeira, mesa e computador eram ótimos para um trabalho esporádico, mas será que são adequados quando a ideia é usá-los por várias horas, todos os dias? Devemos adotar medidas para garantir a postura e a saúde, agora que a sua casa se tornou também o seu ambiente de trabalho.

Local

É importante escolher um local com privacidade e sem distrações, organizado e com boa luminosidade, mantendo por perto os objetos que auxiliam seu trabalho. Nunca trabalhou deitado na cama, com o notebook no colo. Isso é prejudicial para o punho, sua coluna e postura.

Sua mesa deve ter altura alinhada ao seu cotovelo, sem que os ombros se elevem durante a digitação. Além disso, é importante que tenha tamanho suficiente pra acomodar todos os objetos.

O ideal é que a cadeira tenha braços, para apoiar o antebraço. Caso não haja, deixe o antebraço apoiado sobre a mesa, evitando a flexão dos punhos, com apoio palmar. A coluna lombar precisa estar encostada na área de trás da cadeira com sua curvatura preservada, onde uma almofada nas costas pode ajudar a manter a postura correta.

Seu monitor deve estar na altura dos olhos, com a distância média de 50 centímetros, para evitar cansaço visual, dores na coluna cervical e sensação de peso nos ombros. Se for preciso, coloque livros sob ele para levantá-lo. No caso de notebook, utilize mouse e teclado independentes.

Mantenha ombros e quadris alinhados, joelhos dobrados em 90º, pés apoiados no solo ou em descanso para os pés. Nada de sentar com as pernas cruzadas ou sobre os tornozelos, carteira no bolso de trás da calça, nem ao menos os pés pendurados.

Rotina

A rotina de pequenos intervalos entre a sua jornada de trabalho deve ser mantida. Levante e faça uma breve caminhada no mínimo a cada 2 horas, aproveite para se alongar e mudar de postura, evitando assim desconfortos. Também é importante manter a rotina de alimentação. E não esqueça, beba água!

Contudo, a manutenção da nossa postura ideal advém dos nossos músculos, fortes e eficientes. O fato de as academias estarem fechadas ou restritas, não pode ser desculpa para deixar os exercícios para o fim da quarentena. Treino livre e apenas com peso do nosso corpo, são possíveis de se realizar dentro de casa. Portanto, fique em casa, mas MEXA-SE.


Autor: Ariane Cruz Scolari • Crefito 251084-F

• Instagram @ariane.scolari

Leia também