Categories Reviews

Série Tech2Move [4/4]: Compras On-line Internacionais, Segurança e Privacidade

E vamos ao quarto e último capítulo de nossa série sobre compras on-line em lojas internacionais. Contamos com um percurso de muitas surpresas até aqui e esperamos que tenhamos conseguido alertar vocês sobre os riscos dessa prática. Mas lembrando: não estamos proibindo de forma alguma que vocês realizem uma compra on-line internacional, pelo contrário, nosso papel é apenas a conscientização. Agradecimentos à parte, vamos ao conteúdo de hoje: Segurança e Privacidade.

Se você acha que hackers atuam somente em assaltos a bancos e grandes instituições você está enganado(a). Sabia que a sua segurança também corre risco na compra on-line?

Sim, sabemos que você busca uma infinidade de produtos pelo melhor preço, no entanto, é importante estar ciente dos riscos associados a isto. Falaremos mais a seguir:

Imagem de uma pessoa prestes a realizar uma compra on-line em um site duvidoso de uma loja de fora do Brasil.

Roubo de informações pessoais:

Algum dia você já se deparou com aquele anúncio meio “fantasma”, onde o respectivo vendedor não dá as caras, não há perguntas e/ou classificações de clientes e as fotos são de baixa qualidade, praticamente pixeladas? Cuidado! Ao fornecer informações pessoais durante um processo de compra, como nome, endereço, número de telefone e informações de pagamento, seus dados ficam expostos na plataforma para o vendedor, feito isso, caso o vendedor não seja confiável, você corre o risco desses dados serem roubados ou comprometidos por hackers.

Essas informações podem ser usadas para atividades fraudulentas, como roubo de identidade ou transações não autorizadas.

Hacker pronto para roubar os dados de pessoas que compram de sites não confiáveis.

Spams e phishing:

Conhecida popularmente como uma técnica para enganar usuários, os hackers utilizam-se de fraude eletrônica para obter informações confidenciais de outras pessoas. Por exemplo, você fornece o seu endereço de e-mail durante o processo de compra (algo comum ao efetuar/confirmar um login na plataforma), mas ao fazer isso, você acabou de confirmar estar sujeito a receber spams e e-mails de phishing.

Isso ocorre porque ao fazer isto, suas informações são compartilhadas com terceiros não autorizados, que podem enviar e-mails para você de forma não solicitada tentando obter mais informações pessoais suas, ou te induzir a clicar em links maliciosos. O que leva a ocorrer vazamento de seus dados ou ainda se você utiliza uma senha padrão – a mesma senha, para a maioria de seus cadastros pessoais, o risco se torna maior ainda.

Atenção a Lei Geral de Proteção de Dados!

LGPD:

Algumas lojas online internacionais podem não ter medidas adequadas de segurança de dados como as nacionais, que atuam sob a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). O que leva a falhas no sistema ou práticas inadequadas de armazenamento e proteção de dados por parte da plataforma estrangeira.

A falta de proteções legais podem ser algo muito comum de acontecer neste contexto, pois esse tipo de lei de proteção ao consumidor pode variar em cada país, tirando o seu direito ao reembolso ou a assistência técnica de produtos que chegaram defeituosos ou danificados pela importação.

Você possui todos os seus dados em um único dispositivo?

Ataques de malware:

Ao visitar sites de lojas internacionais, você pode estar exposto a riscos de malware, como vírus, spyware e ransomware. Aposto que você já se deparou com um pop-up irritante que te impossibilitou de ver um produto e você desistiu da compra. Acertei?

Infelizmente, alguns sites podem ser comprometidos e usados para distribuir malware para os visitantes, resultando (ao clicar) na infecção do seu dispositivo e no comprometimento da segurança dos seus dados, gerando transtornos muito maiores e até nos piores casos, perda total do dispositivo. De fato, uma situação muito desagradável.

Usuário devidamente protegido.

Garantindo a segurança de suas informações:

Quer saber sobre as dicas sobre sobre sua segurança e privacidade na hora de comprar na web? Dê uma olhada:

  1. Verifique a segurança do site antes de inserir qualquer informação pessoal ou financeira! Procure pelo ícone de cadeado na barra do endereço. Ele terá que começar com: “https://” em vez de “http://”, sendo assim, ele indica que a conexão é criptografada e protege seus dados. A Tech2Move, felizmente, possui esta tecnologia, o que indica que a nossa loja é 100% confiável!
  2. Pesquise a reputação on-line da loja. Leia avaliações de outros clientes, garantindo que você esteja lidando com uma loja respeitável. Como Distribuidor Oficial Wavlink no Brasil, a T2M possui mais de 5.000 clientes, aos quais obtém ajuda no que precisarem, seja antes ou depois de sua compra, sanando suas dúvidas.
  3. Evite Wi-Fi público ou não seguro, pois pode ser um prato cheio para hackers interceptarem suas informações. Se você precisar fazer uma compra enquanto estiver fora de casa, use sua rede de dados móveis, uma conexão VPN confiável ou pesquise uma de nossas antenas externas Wi-Fi Mesh de longo alcance em nosso ecommerce!

Durante a série, exploramos uma variedade de tópicos relacionados à compras online internacionais com foco maior nas dificuldades, riscos e precauções necessárias. Por isso, estar ciente desses desafios e tomar medidas adequadas é fundamental.

Afinal, essa atividade pode ser sim uma experiência muito interessante, mas igualmente interessante é estar bem informado, se protegendo e evitando armadilhas cibernéticas.

O que achou do nosso quadro? Gostou? Dê a sua opinião!

E caso queira conhecer mais sobre o mercado inovador da tecnologia, acesse a nossa loja e fique por dentro das novidades!


Veja mais de nossos artigos:

Leia também