Categories Reviews

ChatGPT: O futuro chegou (e nem percebemos)

Se você viveu neste mundo desde o final de 2022, você já deve ter ouvido falar em ChatGPT. Seja em noticiários, páginas de redes sociais ou teorias da conspiração malucas, é inegável que a ferramenta dominou as trending topics mundiais pelo o seu desempenho (assustador), facilidade ou polêmicas.

Vamos explorar um pouco como a IA (Inteligência Artificial) está mudando a forma como interagimos com o mundo e como o ChatGPT é uma parte dessa mudança:

Afinal, o que é esse tal de ChatGPT?

É um assistente virtual alimentado pela tecnologia GPT-4 (que está em contínuas melhoras), permite responder a uma ampla variedade de perguntas e fornecer informações precisas e úteis aos usuários, ou seja, o usuário envia uma mensagem ao bot dentro de um chat, o bot, ou o assistente lê a mensagem e gera uma resposta de acordo com as pesquisas feitas sobre o tema. Como resultado, gera uma ação à partir dessa mensagem inicial do usuário. Detalhe: o robô pode aprender por Machine Learning (Aprendizagem de Máquina) e ter uma conversa fluida e consistente com a pessoa que solicitou os seus serviços. É como ter um amigo inteligente que pode responder a todas as suas perguntas!

A inteligência artificial (IA) está cada vez mais presente em nossas vidas, afetando desde nossas escolhas de compras até a maneira como consumimos conteúdo online.

A proposta da ferramenta é trazer benefícios aos que se utilizam dela, sendo eles, o óbvio:
• Enviar respostas precisas e úteis para uma variedade de perguntas (economizando tempo e esforço), podendo ser usado em diversas plataformas como redes sociais, sites e demais ferramentas que demandem de geração de conteúdo! O que levaria horas para fazer, agora você leva alguns minutos;
• Fornece também informações úteis sobre produtos e serviços, como preços, disponibilidade e especificações;
• Pode te ajudar na organização do seu trabalho e gerenciamento de tempo, isto é, ajuda em tarefas rotineiras como definir processos, agendar compromissos e enviar mensagens de texto, por exemplo. Auxilia na solução de problemas de software e hardware.
• E pode também auxiliar em pesquisas acadêmicas ou escolares, o que gerou uma GRANDE POLÊMICA que podemos realizar um post apenas para isso.

O que acham? Comentem embaixo se vocês querem que façamos um artigo com as polêmicas do ChatGPT!

O que vai acontecer daqui pra frente?

À medida que a tecnologia continua a se desenvolver, o ChatGPT e outros assistentes virtuais semelhantes devem se tornar cada vez mais avançados e capazes de fornecer respostas ainda mais precisas e úteis. Embora ainda haja desafios a serem superados, como questões de privacidade e segurança, a Inteligência Artificial tem o potencial de melhorar a eficácia de muitos aspectos de nossas vidas.

Não há como negar que estamos migrando cada vez mais para um futuro tecnológico, e se formos parar para pensar, ele já começou! Então, já que estamos neste barco, só nos resta remar em direção à era mais tecnológica que a humanidade já teve, aproveitando das utilidades que elas podem oferecer!

Mas e você? Concorda ou discorda? Comenta aqui!

Obs: esse artigo foi escrito por um humano (com o auxílio do ChatGPT).

Leia também