Categories Dicas Reviews

Como economizar no combustível?

Alta dos preços força motoristas a procurar por soluções para amenizar os gastos

Com a alta dos preços da gasolina, é sempre bom procurar por alternativas que possam ajudar na economia. Sejam elas aplicativos que ajudam a achar o melhor preço, pequenas dicas de como diminuir o consumo ou práticas diárias que podem fazer diferença no orçamento. Nesse post trazemos tudo e mais um pouco para navegar a alta dos preços e as ruas de sua cidade.

Waze (disponível em iOS e Android), não serve apenas para te ajudar a chegar ao seu destino escolhido. Ele possui um recurso bem interessante que lista, na rota definida por você, todos os postos de combustíveis abertos pelo caminho e também os preços de cada um. A função ainda mostra a última vez que o preço foi atualizado no app e a distância que você está dele. Uma ajuda e tanto, não é mesmo?

Para acessar a função, crie a sua rota (origem e destino) e depois clique nas informações que ficam no centro da tela, na parte inferior. Ao clicar ali, você já vai se deparar com um ícone de posto de gasolina, é só clicar nele.

Disponível tanto para aplicativo no celular (Android), quanto para desktop, o Preço dos Combustíveis (ou Gaspass) lista todos os postos próximos a você, apresentando em cada um, o endereço e os valores da gasolina, etanol e diesel. Caso encontre um posto com melhor preço, o app te permite abrir a rota no aplicativo que você preferir, como o Google Maps ou Waze.

O legal é que o Gaspass te permite refinar a busca pelo tipo de combustível, distância e última atualização dos preços. Vale destacar aqui, que os preços são atualizados seguindo informações dos usuários e da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), conforme aponta a própria descrição do app.

Mais um app intuitivo que cumpre bem a função de apresentar os preços dos postos de combustíveis perto de você é o Completaí (disponível em iOS e Android). Assim que abre o aplicativo, você preenche as suas preferências como tipo de combustível, bandeira e distância, por exemplo. Após isso, o app já lista todos os postos e os preços, do menor para o maior valor.

O interessante é que, além da listagem, você pode acompanhar a distância dos postos pelo mapa. Além disso, o app possui uma aba onde traz a referência de preço na sua região, apresentando a média de preço, os mais baratos e os mais caros.

A principal função do Drivvo (iOS e Android), é te ajudar a gerenciar as finanças do seu carro, como combustível, manutenções e despesas. Por essa razão, no app existe uma função chamada “Onde abastecer” que te mostra, no mapa, os postos na proximidade e o preço da gasolina, etanol ou diesel, de acordo com o filtro aplicado por você na busca.

Uma dica importante, é ficar de olho à atualização do preço. Ao clicar no posto que você escolheu é possível ver essa informação, para não ser surpreendido na hora de abastecer. Caso o preço tenha mudado, você também pode alterar o valor no aplicativo mesmo.

Ajustar seus hábitos na direção também pode te ajudar a economizar. Manter a manutenção do carro em dia, fazer check-ups regulares nos pneus e dirigir abaixo do limite de velocidade também ajudam a economizar a longo prazo. Se puder, tente evitar os congestionamentos da hora do rush, já que o constante parar e acelerar pode levar a um desperdício de combustível.

Procurar um programa de recompensas também pode ajudar, seja ele de seu posto de gasolina preferido, de seu cartão de crédito ou de uma distribuidora específica. Com as vantagens de uma assinatura, você pode ganhar descontos, brindes ou benefícios. Procure aquele que mais se encaixa com as suas necessidades e aproveite as vantagens.

A mais óbvia das dicas fica por último. Limitar o quanto você dirige ainda é a melhor forma de economizar o quanto você gasta com seu carro. Já tentou organizar uma carona com aquele colega de trabalho que mora perto? E se vocês dividissem um Uber? Não compensa mais pedir a compra para entregar em casa do que ir até o mercado de carro e voltar? São pequenas escolhas que fazem a diferença no bolso no final do mês.

*Com conteúdo do Tecnoblog e da Wired.

Leia também