Categories Recentes

Tudo o que sabemos sobre o Android 13

Muitos celulares receberam a atualização para o sistema operacional Android 12 recentemente e, com muitos bugs. Ainda assim, a próxima versão já está sendo anunciada. Uma versão de testes foi anunciada em fevereiro, pelo Google, trazendo novidades ao sistema operacional mais usado nos telefones pelo mundo.

A apresentação oficial do novo sistema ocorrerá durante o evento de tecnologia do Google, o “I/O 2022”, que acontecerá em 11 de maio. Com o codinome “Tiramisu”, a mais nova iteração do Android será uma das maiores novidades no encontro virtual aberto, que será transmitido pelo Youtube nos dois dias de programação e qualquer pessoa pode participar. Depois do evento, o novo SO permanecerá na versão beta por um mês.

Quais as novidades?

  • Dois toques para ativar a lanterna

Funcionalidades de “toques rápidos” já não são novidade no sistema. Agora, com o Android 13, você poderá ir em “Ajustes > Sistema > Gestos” para habilitar os dois toques na traseira do seu celular para ligar a lanterna. Na versão de testes, chamada de Android 13 DP1, o título para a função é “Toque rápido para iniciar ações”. O iPhone possui uma função semelhante desde o iOS 14.

  • Ícones com maior personalização

No Android 13, é possível modificar o visual dos ícones dos aplicativos para que eles combinem com o restante da paleta de cores da tela. Ou seja, os ícones ficarão com “a cara” da interface do seu Android. Porém, os primeiros celulares que receberão essa atualização serão os da linha Pixel, do Google, que não são vendidos no Brasil.

  • Ajustes rápidos e seleção de idiomas

A tela de ajustes rápidos —aquela fileira de funções, como wi-fi e Bluetooth, que aparece quando você desliza a tela de cima para baixo— também tem mais opções de customização no Android 13. Você poderá incluir apps que tenham suporte ao recurso ali com apenas um toque. Além disso, no momento de configurar aplicativos, uma mensagem para selecionar o idioma preferido aparecerá, caso essa funcionalidade seja ativada nas configurações.

  • Permissões para notificações

Todos os aplicativos terão que pedir permissão para enviar notificações, algo que já existe no iOS, mas que é novidade para o sistema do Google. Ou seja, todo aplicativo que for adaptado para o Android 13 precisará, obrigatoriamente, pedir permissão para acionar os alertas.

  • Bluetooth econômico

A nova versão do Android vai gastar menos energia da bateria ao conectar-se com fones de ouvido ou caixas de som sem fio. O sistema vai ganhar suporte ao padrão Bluetooth LE (Low Energy) Audio. O novo Android utiliza um codec de áudio que se chama Low Complexity Communications Codec (LC3), que transmite taxas de bits mais baixas sem perder qualidade, gerando um consumo de energia menor e fazendo com que sua bateria dure mais tempo.

*Com informações do Uol Tilt

Leia também