Diariamente, utilizamos diversos eletrônicos portáteis. Telefones celulares, notebooks, tablets, fones de ouvido sem fio e caixas de som são alguns dos mais comuns. Todos fazem uso de baterias recarregáveis. Sua qualidade e durabilidade tem grande influência no preço final do produto.
Existem diversos tipos de baterias recarregáveis. Esses componentes tiveram uma grande evolução ao longo dos anos, se tornando menores, mais leves e operando com mais eficiência e longevidade. Hoje, as mais utilizadas são as de íons de lítio (LI-ION). Essa tecnologia foi desenvolvida para evitar o efeito memória, muito comum nas baterias antigas. Isso significa que os eletrônicos que as recebem não precisam ser carregados completamente antes de seu primeiro uso. Além disso, elas são leves, estáveis e seguras.
Quando compramos um produto, temos que levar em conta a relação custo e benefício. A bateria utilizada no produto é importante para nos proporcionar conforto (tempo de funcionamento entre recargas), durabilidade (número de cargas que suporta sem perder o desempenho) e segurança (sem riscos de superaquecimento e explosões).
Experiência negativa:
Comprei um fone de ouvido bluetooth escolhido pelo preço, que se apresentava muito atrativo. Acabei voltando a utilizar os fone com fio pois a bateria acaba muito rápido e já me deixou na mão no meio de uma teleconferência.
Experiência positiva:
Comprei uma caixa de som por um preço que alguns podem achar muito alto. Porém, o benefício é espantoso. Tem um som potente e de qualidade. A bateria chega durar 20 horas contínuas de reprodução.